INCLUSÃO DIGITAL

   
      Por intermédio dos computadores de mesa acessados em lan houses e em nossas próprias residências, entramos no mundo da tecnologia digital. A possibilidade de acessar ferramentas inovadoras de leitura e escrita para fazer trabalhos escolares, visualizar notícias do mundo todo em primeira mão, poder acompanhar as inovações das redes sociais para convívio com as outras pessoas e passar horas se divertindo com jogos digitais nos incentivaram a embarcar nessa nova vida.
      Nos primeiros contatos com os computadores e celulares, durante a chegada deles no convívio social,  não existia um manual pré-estabelecido de fácil acesso para usufruir de tudo o que estava sendo oferecido. Encontramos dificuldades em manusear o mouse, usar cada aba de acesso e pesquisa, entender o touch, entender o funcionamento dos aplicativos e suas finalidades, dentre outras. Adquirimos o conhecimento na área e aperfeiçoamos as habilidades com a prática diária.
      Estamos vivendo em uma nova era do conhecimento onde a tecnologia conecta o mundo inteiro através de produtos voltados para facilitar a comunicação e trocas de dados. Computadores, notebooks, tablets e smartphones, todos recheados de aplicativos e ferramentas que nos auxiliam nas mais diversas tarefas. E a cada dia há o estímulo para criação de mais e mais novidades tecnológicas, tornando o que ontem era inédito e surpreendente numa tecnologia ultrapassada.
      Com a interação com as Técnicas de Informática e Comunicação (TIC) adquirimos uma variedade de conhecimentos que não só influenciam no momento tecnológico, mas que usamos em nossos trabalhos, entretenimento e momentos de lazer, em nossos relacionamentos e comunicação. Os benefícios adquiridos são inúmeros.
      As TIC revolucionaram a nossa forma de estudar, antes as coisas que eram só teorias com textos e mais textos passaram a ser descritas de forma mais prática, ilustrativa e dinâmica. Nesse momento houve uma quebra de protocolo, frente a novas maneiras de aprender os conteúdos das escolas, passou a ser mais divertido aprender, retendo a atenção dos envolvidos. 
      No entanto, ao mesmo tempo em que essa facilidade cresceu, surgiram também as distrações tecnológicas, redes sociais e jogos, que se usados de forma abusiva podem prejudicar a aprendizagem, por isso é necessário estar sempre se policiando. Além da perda de foco, pode haver o descontrole de dados pessoais, para evitar tais situações, deve-se utilizar fontes renomadas que ofereçam segurança durante a navegação do conteúdo a ser transmitido.

Comentários