Pesquisa webgráfica em Teses, Dissertações e Artigos sobre LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA


O ensino do saber lutar na universidade : estudo da didática clínica nas lutas e esportes de combate

GOMES, Mariana Simões Pimentel. O ensino do saber lutar na universidade: estudo da didática clínica nas lutas e esportes de combate. 2014. 183 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/275054>. Acesso em: 25 ago. 2018.
RESUMO: A ânsia em compreender como as Lutas e Esportes de Combates (L&EC) são ensinados na universidade nos impulsionou a desenvolver este estudo, que trata dos saberes que permeiam o ensino deste objeto. O entendimento do conceito e lógica do saber lutar, que diz respeito à intenção tática e capacidade de adaptação aos imprevistos dos combates, possibilitou a identificação de outros saberes que fundamentam o ensino das L&EC na universidade. Partimos da premissa de que um saber, para ser ensinado deve sofrer transformações, tornando-se ensinável e a transposição didática, emprestada ao campo da didática clínica, observa e analisa este processo de transmissão dos saberes. Neste sentido, este estudo buscou entender os saberes que os professores de Lutas/Esportes de Combate selecionam para ensinar, bem como o processo de transformação e transmissão desses saberes para os alunos na universidade. A orientação clínica de pesquisa sugere, que para compreendermos toda a singularidade dos sujeitos é necessário conhecermos sua história, suas intenções para posteriormente confrontá-las com a prática, indicando possíveis diferenças entre o que o sujeito declara e o que ele realmente faz. Selecionamos dois professores das disciplinas savate boxe francês/canne de combat (Roger) e esgrima (Jean) do curso de Educação Física da universidade de Toulouse na França e observamos três aulas de cada um deles. Identificamos variáveis didáticas que caracterizaram sua abordagem de ensino (relação de oposição, cooperação, processo de devolução, repetição/demonstração, arbitragem e capacidades físicas) e a partir daí discutimos o discurso e prática dos professores, reconstruindo o caso dos Roger e Jean, analisando suas escolhas didáticas, as possíveis transformações em seus saberes de referência e as presumíveis razões que os levam a agir de uma determinada maneira. Encontramos semelhanças e diferenças no ensino dos dois professores que se relacionaram à natureza das atividades que ensinam, sua história pessoal e experiência de vida, assim como aos saberes que os servem como referência. Em ambos os casos, à seus métodos, os professores exploram o saber lutar em suas aulas, porém, não parecem fornecer aos alunos, nas sessões analisadas, ferramentas para ensiná-lo quando professores no futuro.
Palavras-chaveLuta (Esporte) - Estudo e ensino, Artes marciais, Educação, Didática.

As armas da crítica à crítica das armas : o trato com o conhecimento da categoria luta corporal no currículo de formação de professores de educação física da UFS


ARAÚJO, Benedito Carlos Libório Caires. As armas da crítica à crítica das armas : o trato com o conhecimento da categoria luta corporal no currículo de formação de professores de educação física da UFS. 2015. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.

RESUMO: A tese apresenta como objeto o estudo do conteúdo Luta/Luta Corporal. Neste particular coloca em debate os sentidos empregados por diferentes correntes para o termo, e tomando como princípio para a pesquisa a perspectiva marxista da suprassunção (aufheben), demonstra as regularidades das Lutas Corporais a fim de uma definição mais precisa para a área. Na abordagem do tema consideramos como referencial teórico o Materialismo Histórico Dialético e como pergunta central: Qual é a realidade e as possibilidades do trato com o conhecimento luta/luta corporal no currículo de formação de professores da universidade pública brasileira, em especial, a universidade federal de Sergipe? No decorrer da tese apontamos algumas das principais mediações que caracterizam o que chamamos de ensino de Lutas Corporais a partir da centralidade do gesto técnico, uma tendência dominante, em meio a qual os conteúdos das lutas tradicionais cedem espaço para os modelos emergentes na grande mídia na forma de Ultimate Fight Championship, Pride, Strikeforce, judô olímpico, taekwondo olímpico etc. estes passam a representar a forma para tratamento do conteúdo, seja na academia ou nas aulas de educação física ou na escola, identificamos ainda que este fenômeno reflete o aprofundamento de uma realidade objetiva excludente, geradora de insegurança, individualismo e alienação, tal realidade, parece fornecer a justificação necessária a um projeto de formação que condicione futuros professores a atender prontamente aos processos de acumulação capitalista, em especial a acumulação flexível e a lógica do mercado, ao desenvolver nelas aptidões tais como: concentração, disciplina, prontidão física (exclusão e subordinação). Quanto ao trato com o conhecimento luta/luta corporal no currículo de formação de professores da universidade federal de Sergipe a investigação do conjunto de 34 resoluções, no período compreendido entre 1974 (data da criação do curso), até 2011 (ano da publicação das últimas resoluções) concluiu que apenas 5 descrevem procedimentos/orientações para o trato do conteúdo Luta Corporal com 11 citações a ementários. Nesse contexto, identificamos, que, mesmo considerando os avanços promovidos pelas últimas resoluções no sentido de superar uma abordagem restritiva, que toma uma modalidade como referência para o ensino do conteúdo Luta Corporal, ainda identificamos a persistência de tendências que privilegiam a concepção dualista de homem, voltadas para a promoção da saúde, do alto rendimento das habilidades motora e estética. Muito distante, portanto, daquilo que preconizamos, a saber: compreender as Lutas Corporais como produtos culturais que contém em si características das relações mais gerais da sociedade capitalista, e suas especificidades no próprio desenvolvimento econômico local, carregando contradições essenciais para análises que fazem e fizeram da luta, uma atividade econômica extremamente importante ao longo da história da humanidade. Por fim, buscamos apresentar uma proposta de trato com o conhecimento Lutas/Lutas Corporais nas aulas de Educação Física, visando elevar o padrão cultural esportivo dos futuros professores de Educação Física do Estado de Sergipe.

Palavras-chave: Universidade Federal de Sergipe, Ensino superior - Sergipe, Formação de professores, Luta corporal, Educação física, Currículo.


Link do arquivo:  https://ri.ufs.br/handle/riufs/4606



Das relações com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física : as perspectivas dos alunos


SO, Marcos Roberto. Das relações com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física : as perspectivas dos alunos. 2014. x197 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.

RESUMO: Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente. O objetivo desta investigação é compreender como os alunos relacionam-se com os saberes propostos no conteúdo lutas em aulas de Educação Física de uma escola pública localizada em cidade do interior do estado de São Paulo, que se orienta pelo currículo oficial de Educação Física. Trata-se de um estudo de caso com uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental, que busca diligenciar como os alunos manifestam e constroem as relações com os saberes das lutas, com base nos referenciais teóricos de Bernard Charlot. Os procedimentos metodológicos foram: (a) observação de aulas do conteúdo “Judô”; (b) entrevistas semiestruturadas com professor e alunos, antes e após a sequência de aulas. O resultados das entrevistas iniciais apontam que os alunos com vivências anteriores em lutas demonstraram maior interesse em aprender o conteúdo, e os demais associaram a luta ao machucar e à violência. Contudo, os alunos inicialmente desinteressados pelas aulas de judô mobilizaram-se durante o processo, graças aos “jogos de luta” desenvolvidos, à conduta paciente e atenciosa da professora nas instruções de aula, bem como à ajuda de colegas de turma que já possuíam vivências de lutas, que se valeram da amizade como meio de convencimento de colegas. De modo geral, a luta representou um conteúdo “novo” nas aulas de Educação Física na opinião discente...

Palavras-chave: Educação, Educação física (Ensino fundamental), Alunos, Formação profissional, Judo, Curriculos.


Link do arquivo:  http://hdl.handle.net/11449/115598


As práticas corporais de lutas pela ordem do discurso científico da educação física

GONÇALVES, Arisson Vinícius Landgraf. As práticas corporais de lutas pela ordem do discurso científico da educação física. 2012. 65f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012.

RESUMO: Esta dissertação tem por objetivo problematizar a constituição das Lutas enquanto um saber produzido pelo discurso científico, no qual a Educação Física se apóia. Diante da proliferação de significados atribuídos a essas práticas corporais, tanto dentro quanto fora do cenário acadêmico, chama a atenção o quanto elas são atravessadas por um sentido educativo. Assim, esta pesquisa se configura num processo de escrita-pensamento estruturado em dois artigos. O primeiro movimento (artigo I) é dedicado a identificar e problematizar como essas práticas corporais são produzidas enquanto um saber que compõe a Educação Física brasileira, a partir do que se fala sobre o tema no âmbito acadêmico. Desse modo, com base num exercício de análise discursiva, inspirado nas pesquisas do filósofo Michel Foucault e nas contribuições da teoria enunciativa em Dominique Maingueneau (1997), foi possível elencar as principais formações discursivas que orientam a discussão sobre Lutas dentro da Educação Física. Já o segundo movimento (artigo II) trata de problematizá-las através da constituição das formas de pensamentos lançados a elas, em diferentes momentos da construção da Educação Física brasileira. Por meio de um exercício genealógico, essas práticas aparecem como mais um instrumento produzido para pedagogizar corpos. Em conjunto, os dois artigos demonstram alguns movimentos de pesquisa e deslocamentos analíticos, escolhidos na tentativa de perseguir e evidenciar alguns elementos da construção dessas práticas corporais, a partir de um filtro de regimes de verdades que as colocam na ordem do discurso científico. No contexto geral, esta dissertação tenta contribuir para uma atitude de estranhamento do que, muitas vezes, é tomado tranquilamente como verdade.

Palavras-chave: Lutas, Educação Física, Discurso Científico, Verdade.


Lutas na escola: uma possibilidade de utilização nas aulas de educação física escolar

DANTAS, Renata Aparecida Elias; SILVA, Tácio Fernanade Aquino daLutas na escola: uma possibilidade de utilização nas aulas de educação física escolar. 2015. Artigo. Brasília, 2012.

RESUMO: A luta propriamente dita é uma disputa em que o oponente deve ser subjugado, mediante técnicas de desequilíbrio ao adversário, contusões físicas, imobilização ou exclusão de um espaço determinado na combinação técnica de ações de ataque e defesa. Objetivo: Esse estudo procurou verificar se os professores em escolas do ensino fundamental e médio estão utilizando o conteúdo de lutas nas suas aulas, como estão utilizando, se eles se sentem preparados para isso, se os conhecimentos adquiridos na sua graduação são suficientes para a capacitação para ensinar o conteúdo. Material e Métodos: A amostra do estudo foi constituída em 17 professores de educação física escolar, Os professores responderam um questionário contendo cinco questões objetivas de múltipla escolha e uma dissertativa. Resultados e discussão: Observou-se nesse estudo que 17,64% dos professores pesquisados trabalham o conteúdo lutas em suas aulas, e 82,35% não trabalham, 11,76% abordam somente em aulas teóricas e 5,88% em aulas práticas e teóricas. Já no estudo de Rego, J. P. L. el al. (2011) 38,9% responderam que trabalham esse conteúdo, e 61,1% afirmam que não abordam o conteúdo lutas em suas aulas, 57,1% em aulas práticas e 14,3% em aulas teóricas. Considerações Finais: Concluiu-se no presente estudo que a maioria dos professores pesquisados não abordam o conteúdo lutas em suas aulas, grande parte deles por falta de experiência acadêmica e pessoal, outros por conceitos errôneos que acreditam que as lutas de alguma forma podem incentivar a violência, visto que a base do ensino das lutas e artes marciais se da no ensino da disciplina e do respeitos aos outros.

Palavras-chave: Lutas, Artes marciais, Educação física escolar, Lutas na escola.

LUTAS PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

ALMEIDA et al. Lutas para as pessoas com deficiência: uma possibilidade de intervenção na Educação Física. 2017. Artigo, revista Corpoconsciência. Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso, 2017.

RESUMO: As lutas emergem no cenário de múltiplas possibilidades de prática envolvendo pessoas com deficiência, temática ainda pouco explorada. Este ensaio objetiva suscitar uma discussão acerca das lutas para as pessoas com deficiência em diferentes contextos, além de discutir possibilidades de aplicação pedagógica das modalidades judô, esgrima, parataekwondo e wushu para pessoas com deficiência, sob a ótica educacional e da iniciação esportiva. Para tanto, as apresentaremos a partir de uma reflexão teórica, enquanto conteúdo da Educação Física. Verificou-se que as lutas são um conteúdo possível para que pessoas com deficiência pratiquem, considerando as necessidades comuns de cada pessoa, pautando-se nas adaptações dos os métodos de ensino, dos cenários a serem utilizados para as aulas, bem como o uso de materiais que facilitem e proporcionem a assimilação dos conteúdos. Percebeu-se ainda que, esta iniciativa reflete-se em um caminhar que demonstra uma prática que conduz ao adequado ato educativo.

Palavras-chave: Artes marciais, pessoas com deficiência, ensino.

As lutas na Educação Física escolar: uma prática possível


FREITAS, Débora Duarte; CUNHA, Leonardo Costa da; SILVEIRA, Raquel da. As lutas na Educação Física escolar: uma prática possível. The FIEP Bulletin, v. 81, nesp, p. 1-5, 2011. Disponível em: <http://www.fiepbulletin.net/index.php/fiepbulletin/article/view/239/425>. Acesso em: 21 nov. 2011.

RESUMO: A Educação Física é sem dúvida uma disciplina que possibilita uma multiplicidade de vivências e reflexões sobre as mais variadas culturas do movimento. No entanto, os conteúdos da Educação Física dentro da escola, em geral, limitam-se em esportes coletivos, fazendo com que o processo de escolarização dos estudantes, no que diz respeito às práticas corporais, fique limitado. Assim, outros conteúdos como as atividades rítmicas e expressivas, as ginásticas e as lutas, por exemplo, acabam não fazendo parte da Educação Física escolar e consequentemente do leque de conhecimento dos estudantes.
Cabe ressaltar que os conteúdos supracitados fazem parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), mas que, no entanto não costumam, em geral, serem abordados pelas escolas ou pelos professores de Educação Física.
Nessa perspectiva, entende-se que as lutas se constituem como um conteúdo importante nas aulas de Educação Física, não somente devido a sua relação prática da atividade, mas também, e principalmente por desmistificar algumas relações que se costuma fazer quando o termo lutas é mencionado, tais como a violência e as distinções de gênero. Além disso, as lutas possibilitam vivenciar e por em debate outras questões em aula, como o respeito com os colegas, a cooperação, o uso de estratégias, agilidade e força.
Sendo assim, pensou-se como aplicar aulas de lutas na Educação Física escolar, levando em consideração o entendimento e o conhecimento que os estudantes possuem sobre tal conteúdo.
Os professores que fomentaram essa prática possuem relações bem distintas no que diz respeito as vivências com as lutas, o que talvez tenha sido um fator facilitador para uma multiplicidade de ideias. Um dos professores nunca teve vivências com lutas formais, tendo sua relação com esse conteúdo somente na disciplina da Lutas na graduação. Outra professora já tem suas vivências em lutas por outras vias, não tendo discutido tal conteúdo na graduação, mas tendo vivenciado lutas formais, como o boxe e a capoeira. E por fim, a terceira professora que fez parte desse estudo possui a prática como atleta de Karatê, além de lecionar a disciplina de lutas no curso de graduação em Educação Física.


Lutas como conteúdo pedagógico na educação física escolar

OLIVEIRA, Rafael Faria I. do S. de. Lutas como conteúdo pedagógico na educação física escolar. Artigo. Brasília, 2015.

RESUMO: O presente artigo refere-se à temática dos valores das lutas como recurso pedagógico nas aulas de educação física. Objetivo: O objetivo foi mostrar como as lutas estão sendo utilizadas nas aulas de educação física pelos professores como conteúdo escolar, e mostrar os benefícios que podem ser alcançados, como exemplo a mediação de conflitos e também no desenvolvimento motor, cognitivo e sócio - afetivo dos jovens. Material e Métodos: Esse estudo tratou-se de uma revisão literatura de natureza exploratória com intuito de abordar a utilização das lutas dentro das aulas de educação física escolar. Revisão da Literatura: As lutas são disputas em que os oponentes devem ser subjugados, mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque de defesa. Caracterizam – se por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes de violência e de deslealdade. Podem ser citados como exemplo de lutas desde as brincadeiras de braço-de-ferro e cabo-de-guerra até as práticas mais complexas da capoeira, caratê e judô. Considerações Finais: As lutas podem ser inseridas na educação física escolar promovendo pleno desenvolvimento aos alunos, pois é notada a evolução em aspectos motores, cognitivos e sócio – afetivos dos jovens praticantes, além de também ser utilizada como forma de conhecimento histórico, cultural e filosófico intrínsecas às lutas.

Palavras-chave: Educação física escolar, Lutas, Prática pedagógica.

Link do arquivo:  http://repositorio.uniceub.br/handle/235/7574

Benefício das artes marciais nas aulas de educação física escolar

MARTINS, Douglas Odorilo Ramos. Benefício das artes marciais nas aulas de educação física escolar. Artigo. Brasília 2015.

RESUMO: As artes marciais fazem parte da história da humanidade e estão dentro do conceito de cultura corporal de movimento proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental. Mesmo assim a luta é um conteúdo pouco visto nas aulas de Educação Física. Objetivo: O estudo teve por objetivo analisar os benefícios das artes marciais nas aulas de Educação Física escolar. E analisar se são abordados nas aulas de acordo com os parâmetros curriculares nacionais. Material e Métodos: Foi realizado neste estudo, uma pesquisa de revisão da literatura de periódicos publicados e em livros com a temática do ensino de lutas no ambiente escolar. Foram realizadas leituras exploratórias, leitura seletiva, e leitura interpretativa, objetivando relacionar a temática abordada com o objetivo deste trabalho. Revisão da Literatura: A Educação Física Escolar tem o dever de proporcionar a máxima vivência e introduzir o aluno na cultura corporal de movimento. Os parâmetros curriculares nacionais buscam definir as lutas como ações pedagógicas excluindo a violência nas práticas. Atualmente, podemos citar as artes marciais como atividade de lazer, exercício de aptidão física, defesa pessoal e coordenação motora. Além de serem assimiladas a um estilo de vida e orientadas por seus diversos valores culturais. As artes marciais trabalhadas da forma correta estimulam o equilíbrio, a força e a coordenação motora. São capacidades físicas importantes para o aluno. Mesmo com tantos benefícios é uma disciplina pouco trabalhada pelos professores, os principais motivos alegados são a falta de vivencia e capacitação adequada, e a falta de estrutura das escolas. Considerações Finais: Estudos sobre as artes marciais vem crescendo cada vez mais, vários recursos contribuem para que as artes marciais sejam um conteúdo abordado nas escolar, já que este conteúdo está dentro dos parâmetros curriculares nacionais. Mesmo com tantos estudos ainda é um tema pouco utilizado, pela falta de entendimento ou mesmo vivencia da prática pelos professores. Ainda é preciso mais estudos, para que os professores possam se aprofundar mais no contexto artes marciais para que estejam preparados para elaborar e ministrar aulas com o tema/conteúdo dentro da educação física escolar. Esse é um processo que também deve ter iniciativa dos professores, buscar ter intimidade e dominar o assunto. E também cabe as escolas melhorarem as estruturas e dar recursos ao professor, oferecendo tatames para as práticas.

Palavras-chave: Educação física, Escola, Lutas, Artes marciais.

Link do arquivo:  http://repositorio.uniceub.br/handle/235/7551

As lutas na educação física escolar: um ensaio sobre os desafios para sua inserção

HARNISCH, Gabriela Simone et al. As lutas na educação física escolar: um ensaio sobre os desafios para sua inserção. Artigo. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2018.
RESUMO: Trata-se de um ensaio que teve como objetivo discursar acerca dos desafios para a inserção do conteúdo lutas na Educação Física Escolar. As lutas, apesar de contempladas nos documentos norteadores da Educação Física Escolar, ainda carecem de maior atenção, tendo em vista que, muitos empecilhos ainda são elencados para a mesma ser desenvolvida nas escolas. Sendo assim, sugere-se que as lacunas evidenciadas quanto à formação de professores em relação às lutas e a disponibilidade de materiais e espaços sejam sanadas, bem como, que a relação das lutas com a violência seja cada vez menos presente perante a comunidade escolar. Espera-se que este estudo possa suscitar a comunidade acadêmica quanto ao assunto para que tal conteúdo seja desenvolvido, conforme previsto na literatura e nos principais documentos que regulamentam a Educação Física no Brasil.

Palavras-chave: Educação Física, Lutas, Escola.

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